O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções – Karl Marx

Já aconteceu com você de se meter na maior confusão por fazer algo com a melhor das intenções? Algo que você disse ou fez acreditando que seria algo bom mas que no fim das contas só lhe prejudicou?

Ao chegar no sexto capítulo do segundo livro do profeta Samuel você encontra a história de um homem com um coração bem intencionado. DAVI o rei de ISRAEL tinha uma questão muito importante para resolver: Ele queria trazer a arca da aliança que os filisteus (seus inimigos) haviam roubado e agora estavam devolvendo para Jerusalém, sua capital.

DAVI então fez diversos preparativos para trazer a arca de volta, pois ele providenciou uma carroça nova para transportar a arca e todo povo acompanhava o transporte em uma grande celebração de louvor e cânticos à DEUS.

Entretanto no meio do percurso durante esse grande cortejo os bois tropeçam e a arca ameaça cair, e uma das pessoas que estavam ali Uzá, estende a mão para impedir a arca de cair.

Ao tocar a Arca porém Uzá estava fazendo algo extremamente proibido, pois ninguém poderia toca-la, e Uzá cai morto ali mesmo ao lado da Arca.

DAVI se entristece muito, deixa a arca ficar em outro local por um tempo até que decide novamente leva-la para Jerusalém, porém nessa segunda tentativa DAVI vai fazer as coisas do modo CORRETO.

DEUS já havia dado instruções claras de como a ARCA deveria ser transportada, e DAVI ignorou essas instruções na primeira tentativa, já na segunda vez ELE fez conforme DEUS havia ordenado e tudo correu muito bem.

E ao pensar nessa história, chego a:

Duas idéias que você precisa evitar na sua vida

A primeira idéia é achar que boas intenções bastam para DEUS, sendo que essa história mostra claramente que DEUS está mais interessado na sua obediência do que necessariamente nas suas intenções. Você pode obedecer com intenções erradas, porém mesmo com boas intenções é preciso agir COMO DEUS ORDENA e não como você DESEJA FAZER.

DAVI fez a coisa certa do jeito errado, e por SUA DECISÃO um homem perdeu a vida. Não ache que DEUS observa somente sua intenção, ELE deseja que SUA ATITUDE esteja de ACORDO com o que ELE ordena.

A segunda idéia que você precisa evitar é achar que rituais religiosos são suficientes para agradar a DEUS. E isso aparece na história, pois tanto DAVI quanto o POVO cantavam e louvavam a DEUS no trajeto, porém nada disso foi levado em conta por DEUS pois DAVI estava fazendo a coisa certa do jeito errado.

De nada adianta você falar coisas sobre DEUS, ler a Bíblia ou qualquer outro “ato religioso” se você não está disposto(a) a realmente moldar suas práticas, atitudes e pensamentos para aquilo que DEUS ordena.

Não caia nessas armadilhas como DAVI caiu, boas intenções e rituais de nada servem quando não estão alinhados com AQUILO que DEUS ordena para sua vida.

Que DEUS abençoe seu coração hoje!

Compartilhe essa mensagem de fé e esperança com seus amigos e familiares!