Você já se encontrou em momentos de grande crise e aflição e quando olhou para o lado não encontrou ninguém que pudesse ajuda-lo a passar por essa fase?

No capítulo 30 do primeiro livro do profeta SAMUEL encontramos mais uma vez DAVI, um homem que tinha um grande relacionamento com DEUS mais uma vez enfrentando tempos de crise e grande dificuldade em sua vida!

Após ele e seus homens terem sido dispensados de participar da guerra entre ISRAEL e os filisteus, DAVI volta para casa e ao chegar na cidade de Ziclague ele fica em choque.

Enquanto ele estava fora, os amalequitas aproveitaram para saquear a cidade e levar todas as mulheres e crianças como prisioneiros, deixando a cidade deserta e totalmente destruída.

Imagine a grande dor e desespero que tomou conta do coração de DAVI e seus homens ao encontrarem seus lares nessa situação.

A situação foi tão intensa que alguns de seus homens cogitaram inclusive matar DAVI por conta de tudo isso, tamanha foi a dor vivenciada por eles.

Porém mesmo no momento da mais profunda dor e tristeza DAVI não se deixou abalar, buscando orientação em DEUS para agir em meio a uma crise tão aguda.

DEUS então o orienta a perseguir os amalequitas que ele e seus homens conseguiriam recuperar tudo o que foi levado, e DAVI prontamente segue a orientação divina saindo em perseguição.

Depois de um certo tempo ele e parte dos seus homens que ainda conseguiam batalhar encontram os amalequitas festejando o grande saque e conseguem recuperar tudo aquilo que havia sido levado anteriormente.

E ao ler essa história o que deve chamar a sua atenção são os SINAIS na vida de DAVI que mostram a qualidade do seu relacionamento com DEUS apesar da crise!

E é no momento da dificuldade onde vamos começar a perceber como está de fato o nosso relacionamento com DEUS.

Vemos que DAVI mesmo com todas as dificuldades:

  • Teve empatia (verso 4) ao sofrer com os seus as perdas e dores.
  • Teve (verso 6) ao buscar orientação divina no meio da crise.
  • Teve determinação (verso 10) pois mesmo exausto do retorno da guerra ainda sim continuou na busca pela sua família.
  • Teve bondade (verso 12) ao tratar bem o escravo egípcio encontrado no meio do caminho enquanto procurava os inimigos.
  • Teve persistência (verso 17) ao encontrar os inimigos e não desistir até extermina-los.
  • Foi generoso (verso 21 a 31) ao permitir que mesmo aqueles que estavam exaustos recebem a mesma quantidade do que foi obtido no combate por aqueles que lutaram.
  • Foi íntegro (23) ao não permitir tratamento desigual entre seus homens.
  • Foi justo (24) ao dividir igual o que foi obtido no combate com os amalequitas.

A grande lição que você pode aprender com DAVI é que na hora da crise que seu relacionamento com DEUS e com seu próximo vai ser testado, será que você tem realmente caminhado com DEUS?

Que DEUS abençoe seu coração hoje e lhe ajude a desenvolver esses sinais na sua vida!

Divulgue essa mensagem de fé e esperança com seus amigos e familiares no WhatsApp