6 características essenciais em tempos de crise

Em tempos de crise não é fácil manter uma boa atitude, afinal as circunstâncias parecem nos forçar a tomar certas atitudes que não tomaríamos em tempos normais. Em um ambiente hostil, agitado e cheio de desafio é possível que sua atitude acabe sendo moldada pela situação e você pode perder a cabeça…

Encontramos no primeiro livro do profeta SAMUEL no capítulo 25 a história de uma mulher que não perdeu a cabeça na hora da crise, pelo contrário, encontramos uma pessoa que nos ensina:

6 características essenciais em tempos de crise

Seu nome era Abigail, casada com um homem de muitas posses chamado Nabal. Abigail se vê em uma situação de extrema crise quando alguns servos de DAVI se apresentaram perante NABAL pedindo auxílio, pois haviam cuidado dos pastores dele no campo e agora esperavam uma retribuição.

NABAL porém não enxerga essa oportunidade como algo positivo, pelo contrário, ele destrata e humilha os servos de DAVI, devolvendo para ele um sonoro: NÃO!

DAVI ao receber a resposta de NABAL também se irrita e prepara um ataque mortal contra a família desse homem, e parece que temos o cenário de crise perfeito!

E no meio de toda essa confusão surge a esposa de NABAL, ABIGAIL, que nos mostra 6 características fundamentais para superar as crises, pois ela é:

  • Sábia

Ela fica sabendo de toda a situação que está colocando em risco sua família e não se desespera, pelo contrário, coloca em prática a sabedoria elaborando um plano para resolver a situação.

  • Bondosa

Ela sabe que a atitude do seu marido foi ruim, ele deveria ser bom com os homens de DAVI que haviam sido bons com seus pastores. Ela exercita a bondade.

  • Admirável

Seu marido é uma pessoa desprezível, já ABIGAIL é admirável pelo seu caráter e suas atitudes. Ela faz por merecer o reconhecimento.

  • Humilde

Quando ela procura DAVI ela se coloca na posição de serva, não buscando reconhecimento ou uma posição de destaque, mas sim como alguém que realmente está disposto a servir e auxiliar.

  • Pacificadora

A atitude de ABIGAIL é para resolver a situação sem atrito, e para isso ela precisou ter atitudes práticas nessa direção, ao contrário do seu marido que com sua atitude só atraiu a guerra e o conflito para sua casa.

  • Piedosa

Quando ABIGAIL fala com DAVI ela reconhece que DAVI será o próximo rei e que essa ação vem da parte de DEUS e seu conselho para DAVI é que ele deixe que o SENHOR DEUS resolva a situação de NABAL, ao invés de mata-lo, derramando sangue sem necessidade.

ABIGAIL com suas características e atitudes lidou com a crise de maneira adequada, pois seus princípios são baseados naquilo que DEUS espera dos seus filhos.

Na hora da crise, como você vai agir? Como a sábia e prudente ABIGAIL ou como seu marido tolo NABAL?

Que DEUS abençoe seu coração!

Divulgue essa mensagem de fé e esperança com seus amigos e familiares no Facebook