“A vingança nunca é plena, mata a alma e a a envenena…”
No capítulo 24 do primeiro livro do profeta SAMUEL encontramos a história de um homem perseguido e injustiçado que teve a grande de se vingar do seu maior inimigo.
Muitos inclusive pensavam que essa oportunidade estava sendo dada por DEUS e deveria portanto ser aproveitada.
Vemos no capítulo 24 a história onde SAUL, rei de Israel, continua sua implacável perseguição contra DAVI, e durante essa perseguição SAUL pára por um momento para fazer suas necessidades em uma caverna.
Porém escondidos bem no fundo dessa caverna estão DAVI e seus homens. Uma grande oportunidade para DAVI se livrar do seu maior inimigo.
Muitos de seus homens enxergaram essa oportunidade como algo “da parte de DEUS” que DAVI deve realmente aproveitar. DAVI aproxima-se de SAUL com todo cuidado e sem que ele perceba corta um pedaço do seu manto.
O manto era uma peça de roupa importante que identificava o rei pela sua beleza e ornamentação. Ao cortar um pedaço do manto de SAUL, Davi está de certa maneira tentando dizer que pode “cortar o reino” das mãos de SAUL facilmente.
Porém ao fazer isso DAVI rapidamente percebe a tolice do seu ato. DAVI percebe que SAUL é o rei e ele não tem o direito de usurpar o reino.
DAVI sabe que ele recebeu a promessa divina de ser o novo rei, porém não sabe quando isso vai acontecer. Ele precisa esperar e ter paciência.
Ele de pronto reconhece a soberania divina ao reconhecer que SAUL ainda é o rei e que ele deve aguardar, e não tomar vingança contra SAUL.
DAVI respeita o REI embora SAUL como pessoa não seja digno de respeito pelas suas atitudes.
E dois sinais que vemos na vida de DAVI que mostram sua FÉ em DEUS são:
Reconhecer a soberania divina
DAVI sabe que DEUS tem o controle e que nada foge das SUAS mãos. O que ele precisa é agir de acordo com sua crença.
Ser paciente
DAVI sabe que ele recebeu a promessa divina de ser o próximo rei. O que ele precisa é ter paciência e não deixar que a situação tome o controle do seu coração.
Já pensou se DAVI mata SAUL? Quais consequências esse ato de vingança teria trazido para sua vida, para a vida da sua família e mesmo para toda a nação de Israel?
Acalme seu coração, e lembre-se: Viver pela fé não é viver crendo em algo vago e vazio, pelo contrário, viver pela fé é olhar para o que DEUS diz e colocar isso em prática na sua vida.
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Divulgue essa mensagem de fé e esperança com seus amigos e familiares no Facebook