Chegamos ao capítulo 19 do livro do profeta SAMUEL em nosso devocional hoje e encontramos aqui a história de um homem cercado por pessoas que querem seu bem e algumas outras que deseja sua morte!
DAVI agora é declarado abertamente pelo rei SAUL seu grande inimigo. E SAUL abertamente conta a seu filho Jônatas seus planos para eliminar DAVI assim que possível.
Jônatas então ao saber dos planos de seu pai é colocado em um grande dilema, pois ao mesmo tempo que deseja honrar o rei, seu pai, também deseja manter sua grande amizade com DAVI.
Ele então alerta DAVI das intenções de seu pai ao mesmo tempo que tenta dissuadir o rei da sua idéia de matar DAVI, alertando-o dos grandes feitos que ele havia feito tanto pelo reino de ISRAEL quanto pelo rei.
Mas SAUL não foi convencido pelo argumento de Jônatas e nesse capítulo ainda tenta matar DAVI pessoalmente atirando uma lança nele e depois mandando vigiar sua casa e traze-lo para ser morto.
E a grande lição que podemos aprender nesse texto é: DAVI tinha um compromisso sério com DEUS, de segui-LO, ama-LO e honra-LO acima de todas as coisas.
Compromisso sério com DEUS atrai boas amizades e algumas inimizades
E quando você assume esse tipo de compromisso em sua vida você passa a ser um canal da bênção de DEUS para pessoas ao seu redor, e muitos vão aprecia-lo por isso.
Entretanto você vai encontrar também aqueles que querem ser abençoados por DEUS como você, mas não estão dispostos a fazerem os sacrifícios necessários, e por isso vão odiá-lo.
DAVI não moldou suas atitudes com base naquilo que Jônatas, Saul ou mesmo Mical sua esposa, mas foi além, definindo quem ele era com base naquilo que DEUS desejava. Isso trouxe grandes bênçãos mas também grandes desafios para ele.
Não espere ser amado por todos, pois quem se compromete com DEUS certamente desagrada a muitos!
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Compartilhe essa reflexão com seus amigos no Facebook