Em nosso devocional hoje no capítulo 17 do primeiro livro do profeta Samuel encontramos a história de um grande combate. De um lado um grande guerreiro, um homem treinado para o combate e do outro lado um rapaz preparado para defender DEUS.
O jovem DAVI que fora escolhido para ser o próximo rei de ISRAEL vai até o campo de batalha ver como vão seus irmãos a pedido de seu pai.
O povo de ISRAEL está em confronto com seus maiores inimigos, os filisteus. E o campeão deles, um gigante chamado Golias está insultado o DEUS de ISRAEL e desafiando os israelitas para o combate.
DAVI ao chegar no campo de batalha também descobre que esse gigante está desafiando e insultando o seu DEUS.
Ele se informa da situação e oferece-se para combater o campeão dos filisteus, mas é prontamente censurado pelo seu irmão e também desencorajado pelo rei SAUL.
E quando o rei percebe que DAVI está determinado a combater o gigante Golias, oferece a eles sua armadura e armas de combate, que DAVI até experimenta mas descarta por não estar habituado a usa-las.
DAVI então vai para o combate com sua arma do dia-a-dia: Uma funda, que é uma espécie de estilingue que além de ser uma arma era também um instrumento usado pelos pastores para controlar seus rebanhos.
ELE então vai para o confronto com o o gigante, derrota esse formidável inimigo e restaura a paz em dias turbulentos.
E podemos aprender algumas lições com essa história de DAVI:
-
Descubra de onde vem o desencorajamento
A primeira pessoa a desacreditar e desanimar DAVI foi seu irmão. Seu irmão que estava no campo de batalha e sabia que DAVI havia sido ungido e também conhecida todo seu histórico. Eliabe é um soldado, está no exército mas é incapaz de lutar com o gigante e sente-se pressionado ao ver seu irmão mais jovem lidando com a situação de uma maneira muito melhor do que ele.
-
Faça o melhor com o que você tem
Quando o rei SAUL é convencido da capacidade de DAVI lutar com o gigante ele prontamente oferece para DAVI seus equipamentos de batalha. DAVI até experimenta porém percebe que não são adequados para ele. E da mesma maneira DEUS deu para você talentos e habilidades que são adequados para você. Não tente usar uma “espada” se você está habituado a usar uma “funda”. Faça o seu melhor mas com aquilo que você tem.
-
Nada a provar, nada a perder
DAVI não estava ali no campo de batalha para impressionar os outros soldados, para impressionar seus irmãos ou mesmo para impressionar a DEUS. Ele estava ali para resolver uma situação que ELE encontrou no seu caminho. Ele não estava intimidado, pressionado ou temeroso. ELE estava diante de um problema, entendeu a situação, se preparou dentro das suas possibilidades e foi enfrentar o problema. Sem drama, sem chamar a atenção, sem colocar os holofotes na sua vida. Simplicidade é a chave da ação de DAVI.
E como vai sua vida? Você tem sido desencorajado a fazer o que é necessário? Será que você não tem procurado usar “espadas” quando na verdade DEUS lhe deu uma “funda”?
Será que você não tem procurado chamar a atenção das pessoas para sua situação, colocando informações nas redes sociais, falando sobre o que não deve ou não precisa ao invés de simplesmente resolver a situação de maneira simples e direta?
Descubra de onde vem o desencorajamento, faça o melhor com o que você possui e seja simples e direto sem chamar a atenção!
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Compartilhe esse devocional no Facebook !