Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos
Antoine de Saint-Exupéry
Nossa época é claramente marcada pelas aparências. Possuir roupas caras, carros, casas e objetos parece ser algo essencial para ser uma pessoa bem sucedida e admirada.
Porém ao chegarmos no capítulo 16 do primeiro livro do profeta SAMUEL encontramos a história de uma pessoa que não vivia em torno da sua aparência.
Nosso devocional hoje fala da história de um jovem pastor que cuidava das ovelhas de seu pai, seu nome era DAVI. Filho mais novo da família, era de sua responsabilidade o cuidado pelas ovelhas, tarefas que ele desempenhava com atenção e capricho.
E a história de DAVI surge em um momento delicado, pois o REI de Israel SAUL havia falhado como governante da parte de DEUS conforme o capítulo anterior apresenta. Existe agora um REI no trono que já teve sua sentença pronunciada por DEUS e o profeta SAMUEL recebe então uma ordem inusitada.
ELE deve dirigir-se à cidade de BELÉM e lá deve ungir o novo REI que será apontado por DEUS. Chegando lá SAMUEL procura a família de JESSÉ que convoca todos os seus filhos para uma refeição com o profeta.
SAMUEL porém ao examinar os filhos de JESSÉ imagina que um daqueles belos rapazes será o novo escolhido por DEUS, entretanto nenhum dos que ali se encontram é aquele que DEUS deseja por governante de seu povo.
Ao descobrir que o mais novo não está presente, SAMUEL prontamente manda chama-lo, e quando o rapaz chega ele é ungindo, ou seja escolhido, para ser o próximo REI de Israel.
E a grande verdade que precisamos considerar ao ler essa história é que:
SUAS ATITUDES VEM DE UM CORAÇÃO VOLTADO PARA DEUS, OU NÃO
DEUS diz para SAMUEL que a aparência não era o critério fundamental para a escolha divina, mas sim o coração.
DEUS não estava escolhendo DAVI por algum mérito externo, mas sim pelo seu coração que já estava devotado e comprometido com o SENHOR DEUS desde sua juventude.
Um coração comprometido com DEUS é um coração em harmonia com DEUS. O que DEUS considera como errado essa pessoa vê da mesma maneira. O que agrada a DEUS também vai agradar essa pessoa.
Um coração voltado para DEUS não é um sentimento, um estado de espírito ou uma energia, mas sim atitudes práticas, voltadas para a realidade e o dia-a-dia que se conectam verdadeiramente com o SENHOR DEUS.
DAVI nos campos cuidando das ovelhas tinha ali atitudes que demonstravam que seu coração estava conectado com a vontade de DEUS. DAVI precisava conhecer as leis, princípios e mandamentos divinos para saber como viver na prática para SEU DEUS.
E você? Tem lá no seu interior desejo por CONHECER a DEUS e colocar esse conhecimento em prática moldando sua vida com atitudes, idéias e pensamentos que vão demonstrar que seu CORAÇÃO é voltado totalmente para ELE?
QUE DEUS abençoe seu coração hoje!
Compartilhe esse devocional no Facebook !