“Ignorar a própria ignorância é a doença do ignorante” – Amos Bronson Alcott
Muitos dizem que a ignorância é uma bênção, e que desconhecer certos fatos tira de nossos ombros um grande peso.
No capítulo 9 do primeiro livro do profeta Samuel onde temos o nosso devocional encontramos um homem ignorante, que desconhecia certas questões da sua vida e de todo o contexto que o cercava.
Conta-se a história de um homem de certa reputação que havia perdido algumas jumentas. Esse homem possuía um filho que era de aparência muito atraente e destacada entre os demais.
Esse pai preocupado com seus animais perdidos ordena ao filho que saia em busca deles. O filho prontamente o faz em obediência ao pai, e após alguns dias de busca pelos animais o filho começa a se preocupar com seu pai, pois ele pode começar a afligir-se pelo filho que já está fora a alguns dias.
O nome desse jovem é SAUL e nessa jornada em busca dos animais perdidos de seu pai o servo que o acompanha tem a idéia de procurar o homem de DEUS que morava próximo ao local onde eles estavam para buscar orientação quanto aos animais.
SAUL prontamente concorda com a idéia de seu servo e partem em busca do homem de DEUS que era o grande profeta SAMUEL.
Ao chegarem na cidade onde SAMUEL vive SAUL aborda uma pessoa na entrada da cidade perguntando onde vive o homem de DEUS naquele lugar.
Mal sabe ele que está falando com o próprio SAMUEL, que vai convida-lo para uma refeição especial, pois DEUS tem uma tarefa para ele.
E ao refletirmos sobre SAUL vemos como ele é uma pessoa ignorante à sua realidade, pois ele não conhece um dos homens mais importantes do seu povo, o PROFETA SAMUEL.
SAMUEL era o líder civil, religioso e militar do povo naquela época, e com certeza não participava da adoração anual ao SENHOR que deveria ser feita em SILÓ, assim como a família de SAMUEL fazia anualmente.
SAUL ignora:
- O CULTO de adoração ao SENHOR DEUS
- O líder escolhido por DEUS para guiar a nação
Vemos assim que a ignorância de SAUL não o coloca em uma relação de compromisso e intimidade com DEUS. SAUL não participa da vida espiritual do seu povo, sua família provavelmente não e ele não se importa.
E a grande lição para sua vida é: Ignorância não é uma dádiva, pelo contrário, se for relacionada ao seu relacionamento com DEUS ela é grandemente prejudicial para você.
Não ignore quem DEUS é, e o que ELE tem revelado à você por meio da SUA PALAVRA. Busque conhecer, procure saber, pois viver como SAUL é certamente uma grande furada!
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Já abençoou a vida de alguém compartilhando esse texto no Facebook ?