“São sempre desatinadas as vinganças por ciúmes”
Miguel de Cervantes
No capítulo 12 do livro de Juízes encontramos uma triste história de ciúmes que acabou muito mal.
Em nosso devocional hoje vemos o povo de Israel estava enfrentando seus inimigos e um homem fora levantado para liderar o povo contra seus inimigos, que nessa ocasião eram os amonitas. Jefté, um valoroso guerreiro fora escolhido para liderar Israel contra Amon e pela graças e misericórdia do SENHOR DEUS eles foram vitoriosos contra esse inimigo que assolava o povo.
Porém após o retorno de Jefté da batalha eis que surge uma crise de ciúmes! Os homens da tribo de Efraim (uma das mais poderosas tribos do povo de Israel) ficaram intensamente chateados e com ciúmes da vitória de Jefté pelo simples fato deles não terem participado dela!
Acusaram falsamente Jefté de não tê-los convocado para a batalha e agora ameaçam começar uma guerra civil por ciúmes! E por mais que Jefté apresentasse argumentos que mostravam o erro deles não havia o que ser feito.
E o capítulo vai então nos relatar a triste e terrível guerra civil que ocorreu após a vitória contra os inimigos. Agora o inimigo está dentro de casa e está sendo motivado por ciúmes.
Por conta disso podemos ver no capítulo 12 de Juízes:
Como o ciúmes pode destruir sua vida?
E percebendo como toda essa história de ciúmes da tribo de Efraim em relação à vitória de Jefté sobre os amonitas vemos que:
O ciúmes pode vir de pessoas bem próximas
O ciúmes veio de dentro do próprio povo de Israel, afinal a tribo de Efraim era parte do povo que fora beneficiado com a derrota dos amonitas pela mão de Jefté. O povo estava com ciúmes do próprio povo.
O ciúmes tem motivações estranhas
Os homens da tribo de Efraim estavam enciumados por não participarem da vitória que os beneficiava. Ao invés de se alegrarem pelo fato do povo agora não sofrer mais nas mãos dos amonitas eles colocam seus desejos acima de todos e de tudo.
O ciúmes pode levar a graves consequências
A história nos relata que houve grandes perdas entre o povo de Israel por conta dessa guerra civil motivada por ciúmes. Quando levado adiante, o ciúmes vai motivar ações descabidas e que certamente trarão graves consequências.
Tudo isso nos leva a refletir que o ciúmes não deve ter lugar na vida daqueles que desejam um relacionamento sincero com DEUS. Essa história nos revela como um coração distante de DEUS pode levar a um ciúme e um desejo por coisas que não são (e nem deveriam ser) nossas e que pode trazer consequências tristes para nossas vidas.
Seja contente com o que DEUS tem lhe dado. Seja grato. Olhe as conquistas e vitórias das pessoas ao seu redor com um olhar de amor e respeito.
Pois quando o ciúme reina, os resultados são desastrosos.
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Já abençoou a vida de alguém compartilhando esse texto Facebook e no BLOG ?