Chegamos ao capítulo 11 do livro de Juízes, um livro que trata da história do povo de Israel em um período muito sombrio. E em tempos difíceis, quando o povo de DEUS se afastava DELE, o SENHOR DEUS em Sua bondade e misericórdia sempre levantava homens e mulheres para libertar o povo da opressão inimiga.
Jefté nosso personagem teve uma infância difícil, pois sendo filho de outra mãe foi expulso de casa pelos seus irmãos, que não queriam ele herdasse na casa do pai dele sendo filho de outra mulher.
E o tempo passou, Jefté cresceu e tornou-se um bravo guerreiro. E quando os israelitas estavam sendo oprimidos pelos adversários em uma situação extremamente delicada, surge a lembrança de Jefté.
Ele é buscado pelas autoridades do povo para ser a liderança militar que vai livrar Israel das mãos inimigas, porém prontamente rejeita o convite!
Jefté relembra o passado e questiona a motivação deles ao busca-lo, e quando os líderes são questionados a respeito fazem um tentadora oferta para Jefté!
– Venha, seja nosso líder na batalha e depois você será nosso governante!
Jefté então prontamente aceita a proposta e torna-se o líder militar que liderará Israel durante os combates contra os Amonitas.
E encontramos nesse texto em Juízes:
2 atitudes a serem evitadas na crise
Vemos primeiramente que em nenhum momento na escolha de Jefté como líder que as autoridades e a liderança de Israel buscaram ao SENHOR DEUS.
Não permita que o desespero guie seus passos
Eles permitiram que o desespero tomasse conta da situação e que eles buscassem uma solução sem antes buscarem a direção de DEUS!
Agir sem refletir, ponderar e especialmente buscar conselho em DEUS na SUA palavra é tolice e vai leva-lo a caminhos ainda piores.
Não permita que a ambição controle seu coração
Jefté não aceitou a liderança quando procurado pelo povo, mas somente depois de receber a tentadora oferta de ser governante. Em momentos de crise certamente surgirão caminhos tentadores, mas fique atento, não permita que a ambição governe seus passos e leve-o para longe dos caminhos de DEUS.
Não vemos DEUS nos primeiros versos de Juízes 11 porque o povo permitiu que o desespero guiasse sua conduta e a ambição norteou a decisão de Jefté.
Fique atento, pois o desespero e a ambição podem complicar muito sua vida no momento da crise.
Que DEUS abençoe seu coração!
Já abençoou a vida de alguém compartilhando esse texto Facebook e no BLOG ?