Existem pessoas que com o passar do tempo passam a depender dos outros para praticamente tudo, e com isso acabam tornando-se dependentes emocionalmente.
Não sabem dizer não, não conseguem lidar bem com as situações e necessitam de aceitação o tempo todo. Sendo assim tais pessoas vivem para agradar os demais, pois pensam que dessa maneira serão felizes.
E nosso devocional hoje no livro de Juízes no capítulo 2 mostra entretanto, que essa realidade deve ser bem diferente em nossa relação com DEUS, e que nossa maior dependência deve ser DELE.
Josué e toda sua geração foram fiéis ao SENHOR DEUS, entretanto a geração que veio após ele e toda a liderança do povo foram infiéis ao SENHOR.
O texto diz no verso 10 que a nova geração “não conheceu ao SENHOR” o que não significa que eles não tinham conhecimento, mas sim que eles foram desobedientes, pois no texto bíblico conhecimento traz a idéia de proximidade e relacionamento e não um simples conhecimento intelectual.
E a nova geração do povo de Israel é uma geração que não teve o desejo de caminhar com suas próprias pernas, ou seja, não procuraram viver com DEUS um relacionamento autêntico, mas viveram na dependência da fé dos seus antepassados, e quando seus antepassados se foram, eles simplesmente ignoraram o DEUS de seus pais.
Repare que o texto em nenhum momento atribui qualquer responsabilidade do fracasso da geração atual à Josué e seus líderes.
A nova geração fracassa porquê não caminham em um relacionamento de fé e obediência com o DEUS da aliança.
Não seja como eles, a responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso no seu relacionamento com DEUS é exclusivamente sua!
Como você tem desenvolvido seu relacionamento com DEUS? Ou você simplesmente atribui seus fracassos e dificuldades aos outros?
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Já abençoou a vida de alguém compartilhando esse texto no Facebook ?