3 passos para resolver seus conflitos

“Brigas costumam acontecer assim: interpretações diferentes do mesmo acontecimento.”

Dr. House

Chegamos ao capítulo 22 do livro de Josué onde uma grande tensão está no ar! Logo após o povo de Israel se estabelecer na terra, as duas tribos e meia de Rúben, Gade e Manassés resolvem voltar para suas terras que se encontravam do outro lado do rio Jordão.

Em nosso devocional hoje nessa terra havia sido dada à eles por Moisés conforme o texto nos indica no verso 4. E eles depois de auxiliarem seus irmãos na conquista e estabelecimento do povo na terra decidem então que já é hora de retornarem.

A despedida foi muito amistosa, entretanto quando eles chegaram no limite do rio Jordão, resolveram construir um altar de pedras. E quando o restante do povo de Israel ficou sabendo disso se prepararam para guerrear contra seus irmãos.

Israel envia então o sacerdote Finéias e 10 líderes do povo para saber porque esses irmãos estão edificando um altar à outros deuses. A tensão está no ar! A guerra civil está por um fio para começar.

Porém assim que as conversas começam ambos os lados entendem o que está acontecendo. O pessoal havia construído um altar para servir como testemunha, para que as gerações futuras dos israelitas saibam que aqueles povos que habitam do outro lado do rio são seus irmãos e servem ao mesmo DEUS.

E lendo essa história podemos aprender:

3 valiosos passos para você aplicar na resolução de conflitos no seu dia-a-dia.

Primeiro passo é:

Entenda o que está acontecendo!

Embora num primeiro momento parecesse que essas tribos estavam construindo um altar a outros deuses não era o caso. Foi necessário entender a situação com calma antes de tomar uma decisão.

Segundo passo:

Não julgue apenas com base naquilo que você vê

Pois em muitos casos isso não será suficiente para você formar um juízo correto da situação. Nem sempre aquilo que parece é.

Terceiro passo:

Mantenha a calma

Pois para fazer uma avaliação correta da situação é necessário tranquilidade. Ao invés de saírem para guerra contra seus irmãos, eles contiveram seus ânimos e não realizaram nenhum ato hostil ou impensado.

Muitos relacionamentos são conflituosos porquê perderam esses três passos na avaliação das situações no dia-a-dia. Como andam seus relacionamentos? Sempre com nervos à flor da pele? Sempre marcados por muita tensão?

Aplique a sabedoria da palavra do DEUS que sabe todas as coisas e comece a resolver hoje seus conflitos de uma maneira sábia.

Que DEUS abençoe seu coração hoje!

Já abençoou a vida de alguém compartilhando esse texto no Facebook ?