Josué capítulo 14 e a conquista de Hebrom por Calebe

“Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele”

Jean-Jacques Rousseau

Chegamos ao capítulo 14 do livro de Josué, o livro que relata a conquista da terra que fora prometida aos israelitas pelo SENHOR DEUS.

Em nosso devocional hoje o povo já está se estabelecendo na terra, Josué já está avançado em idade, e o fiel amigo de Josué, Calebe, que também já está com uma certa idade (85 anos) chega até ele e faz um pedido muito incomum: Ele deseja receber como herança os montes de Hebrom!

Calebe está pedindo um pedaço de terra que cerca de 45 anos antes havia aterrorizado os espias que foram enviados por Moisés para examinar a terra.  Seria um território muito hostil e difícil de ser conquistado.

Não seria mais natural para Calebe, em uma idade já avançada, escolher um lugar mais tranquilo e fácil de ser conquistado? Mas Calebe continua acreditando fielmente nas promessas feitas pelo SENHOR DEUS, de que a terra seria conquistada com o auxílio DELE.

E vemos em Calebe, um homem já velho mas com uma fé inabalável,

4 características de um coração voltado para DEUS:

Convicção

Compromisso

Coragem

Confiança

Em uma geração de homens infiéis a DEUS, Calebe permaneceu firme, e 45 anos depois ele ainda tem um coração voltado para o SENHOR.

E você? Como anda seu coração? Para onde ele está voltado? Para seu trabalho, sua saúde, seus relacionamentos, seu dinheiro?

No final das contas, um coração voltado para DEUS é um coração convicto, comprometido, corajoso e confiante em fazer a vontade do ETERNO e caminhar sempre com ELE.

Volte seu coração para o SENHOR.

Que DEUS abençoe seu coração hoje.

Quero ler mais reflexões bíblicas no Facebook e no BLOG.