A tão sonhada terra, que fora anunciada pelo SENHOR DEUS para Israel desde os tempos de Abraão, Isaque e Jacó agora é uma realidade!
Em nosso devocional hoje Josué capítulo 13 apresenta o começo da divisão de toda a terra que fora conquistada durante 7 anos de campanhas militares pela terra com Josué à frente.
Entretanto após esse período de 7 anos, muito pouco da terra fora realmente conquistado. Muitos territórios ainda deverão ser possuídos conforme nosso texto indica no verso 1.
De agora em diante cada tribo será responsável por conquistar o restante da sua terra, pois Josué já está avançado em idade e deve portanto dividir entre as tribos o que já foi conquistado para que eles terminem a conquista.
E dois aspectos que chamam nossa atenção no texto são: O povo de Israel infelizmente veio a se acostumar com a presença dos cananeus na terra. DEUS havia expressamente ordenado que eles não permitissem que os cananeus continuassem habitando na terra, mas pelo relato no capítulo 13 o povo simplesmente não levou a ordem divina a sério, e muitos cananeus ainda habitam na terra.
E a presença dos cananeus no meio do povo será a grande pedra de tropeço para eles no futuro, embora no presente não apresente muitas dificuldades.
E outro aspecto é apresentado no verso 7, onde o SENHOR DEUS diz que a terra é herança de Israel. Eles não conquistaram a terra com seu poder militar ou compraram com seus recursos pois a terra pertence ao SENHOR que dá ao seu povo.
E para nossa vida precisamos observar esses dois aspectos: Não se acostumar com o que está errado, com o pecado. Assim como Israel se acostumou com a presença dos povos que o SENHOR DEUS havia ordenado que fossem eliminados, nós podemos nos acostumar com os erros e pecados em nossas vidas, e começar a trata-los como questões menos importantes.
Outro aspecto que precisamos sempre lembrar é: Aquilo que recebemos é dádiva de DEUS, pois é ELE que nos dá força, capacidade e condições. Não caiamos no erro de achar que aquilo que temos e fazemos é simplesmente fruto da nossa capacidade e condição.
Não se acostumar com o erro e valorizar o SENHOR DEUS como nosso provedor e sustentador são essenciais para viver em harmonia.
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Quero ler mais reflexões bíblicas no Facebook e no BLOG.