Compromisso só com calma e cautela

Nada debilita mais a inteligência do que a obstinação orgulhosa na astúcia fracassada.

Olavo de Carvalho

Em nosso devocional hoje chegamos ao capítulo 9 de Josué, e o povo de Israel segue avançando em suas conquistas militares na terra que o SENHOR DEUS havia prometido para eles. Israel já havia derrotado Jericó e a cidade de Ai.

Os demais povos ao ouvirem do avanço de Israel ficam extremamente preocupados, e um dos povos que habitavam ali, os gibeonitas, usaram de uma estratégia muito ousada para não serem destruídos: Eles foram até Israel mas fingiram ser de um povo muito distante, que ouviu o que DEUS estava fazendo por meio de Israel, e que gostariam de fazer um acordo com eles.

Assim que Josué e os demais líderes receberam os gibeonitas, não desconfiaram de nada, e pior, não pediram nenhum tipo de orientação ao SENHOR DEUS, e já fizeram acordo com esse povo.

Depois quando Israel descobriu quem eles realmente eram já era tarde demais, pois o juramento já havia sido feito e a palavra deveria ser mantida.

E o grande ensino para nossa vida é que antes do compromisso vem a prudência. Antes de você sair se comprometendo, fazendo dívidas, assumindo responsabilidades, concordando com as situações, pare e pense. Busque orientação em DEUS, afinal, prudência nunca é demais.

Josué falhou por assumir um compromisso sem buscar a DEUS. Você hoje tem a oportunidade de buscar a DEUS através da SUA palavra, examinar as escrituras e se orientar por ela antes de assumir qualquer compromisso.

Seja prudente, compromisso só com calma e cautela.

Que DEUS abençoe seu coração hoje!

Já abençoou a vida de alguém compartilhando esse texto no Facebook ?