O povo de Israel está no deserto, já se passaram muitos anos e aquela geração que foi infiel ao SENHOR já morreu. Uma nova geração se levantou e justamente com Moisés e o novo líder, Josué, eles agora se preparam para entrar na terra que DEUS havia prometido, mas antes é hora de relembrar e renovar a aliança feita entre o povo e o SENHOR DEUS.
Em nosso devocional hoje o povo de Israel precisa lembrar que a fé e a obediência eram elementos centrais na vida deles, e que a bênção na terra seria decorrente da fidelidade deles. O capítulo 27 descreve a preparação para a renovação da aliança e o capítulo 28 até o verso 13 descrevem as bênçãos decorrentes da fé obediente do povo.
Entretanto do capítulo 28 verso 14 em diante até o capítulo 30 lemos a impressionante lista de maldições, que o povo estaria sujeito caso se desviasse e fosse infiel ao SENHOR DEUS.
E ao examinarmos esse texto podemos observar algumas lições muito relevantes para nossa vida:
- DEUS é claro e direto e faz Sua vontade conhecida ao homem. Muitos acham que DEUS não pode ser compreendido, mas pelo contrário, DEUS se revela em Sua palavra e mostra de maneira clara, prática e objetiva o que ELE espera do homem.
- DEUS é paciente, pois a lista de maldições lista os castigos de maneira progressiva, mostrando que DEUS vai lidando com o pecado do homem de maneira direta, mas progressiva.
- DEUS é bom, pois sempre há espaço para o arrependimento e para retornamos para Seu caminho.
E a mensagem para Israel era clara: Relembrem suas obrigações, renovem a aliança e vão em frente.
E você, tem relembrado do seu compromisso com DEUS? Você tem procurado aprender a vontade de DEUS para sua vida por meio da revelação de DEUS ao homem?
Relembre, renove e continue em frente!
Que DEUS abençoe seu coração hoje.
Edifique a vida dos seus amigos, conhecidos e familiares compartilhando nossas reflexões no Facebook e curta nossa página.