4 questões para refletir em uma sociedade individualista

O individualismo é amigo da solidão e ambos fecham as portas para a felicidade.

Augusto Cury

Chegamos ao capítulo 24 do livro de Deuteronômio que tem como propósito indicar para o povo de DEUS, a nação de Israel, a maneira adequada de viverem na terra que DEUS estava entregando para eles.

Eles deveriam viver corretamente, debaixo das leis e preceitos divinos para assim mostrarem o que significava ser o povo de DEUS.

E no capítulo atual encontramos diversos temas sendo abordados ali: DEUS trata a respeito do casamento, mostrando assim a importância dessa instituição e como DEUS prezava por isso. Temos também no decorrer do capítulo mais questões abordadas, como o tratamento para casos de penhor, onde não deveria ser tomada a pedra de moer e a roupa daquele que devia, pois eram elementos fundamentais mais a sobrevivência diária.

Também lemos a respeito de como eles deveriam lidar com os débitos (versos 10 a 15), a questão da responsabilidade individual é apresentada no verso 16 e lemos mais adiante a respeito do tratamento dos mais pobres e necessitados.

E percebendo todos os assuntos tratados, vemos que DEUS tem grande cuidado e atenção com nossa vida em sociedade. DEUS deseja bons casamentos, relações de negócios corretas, uma ética pessoal que enxerga as responsabilidades individuais e o cuidado e consideração pelo mais fraco e necessitado.

São verdades que precisam estar presentes nas vidas daqueles que professam fé em JESUS, um padrão alto, mas necessário em uma sociedade cada vez mais egoísta e individualista.

Como você tem lidado com essas questões na sua vida?

Que DEUS abençoe seu coração hoje!

 Edifique a vida dos seus amigos, conhecidos e familiares compartilhando nossas reflexões no Facebook e curta nossa página.