A guerra vai começar! Deuteronômio capítulo 20 vai nos apresentar o contexto da guerra para o povo de DEUS.
E vemos em nosso devocional hoje um momento tão delicado onde DEUS ainda tem instruções preciosas para seu povo lidar nessas situações.
A primeira instrução para o povo já encontra-se no verso 1, onde DEUS diz para seu povo não temer o inimigo, pois ELE está com eles. Era necessário que todo o povo engajado na batalha tivesse fé e lembrasse que o SENHOR DEUS estava com eles a cada momento, inclusive no momento da guerra.
A segunda instrução era relacionada com o foco na guerra. Soldados recém casados, que haviam construidos casas recentemente e que tinham medo deveriam sair do exército, pois pessoas não comprometidas com a batalha certamente enfraqueceriam o povo.
Somente aqueles que confiavam no SENHOR e estavam comprometidos deveriam participar da batalha.
E a tercerira instrução que o texto nos apresenta é que nem todo conflito seria resolvido de maneira bélica. Os comandantes eram instruídos a oferecerem termos de paz para a cidade que seria alvo da investida militar, e não deveria haver derramamento de sangue de maneira desnecessária.
E as lições que podemos aprender do texto são que mesmo em momentos de conflito, como uma guerra, DEUS tem interesse e zela pelo seu povo.
DEUS deseja fé, foco e discernimento quando seu povo precisa entrar “na guerra” do dia-a-dia.
Lembre-se que o SENHOR está contigo sempre, foque seus esforços e atenção em servir ao SENHOR e procure usar todos os meios disponíveis para resolver as situações, nem sempre o conflito direto é a maneira mais interessante.
E que DEUS abençoe seu coração hoje!
Edifique a vida dos seus amigos, conhecidos e familiares compartilhando nossas reflexões no Facebook e curta nossa página.