reputation

Preservar a vida, posses e reputação, um grande desafio que DEUS apresenta para seu povo  no capítulo 19 de Deuteronômio.

O texto de hoje vai apresentar a visão divina para a questão do assassinato no Israel antigo, mostrando assim como o povo deveria lidar com essa questão tão séria na prática e quais princípios deveriam guia-los.

Em primeiro lugar o texto mostra que DEUS faz diferença entre algo intencional e planejado versus algo ocasional. Se uma pessoa matasse outra sem intenção, ela deveria se refugiar em um local específico, onde seria preservada, e em contrapartida essa pessoa deveria estabelecer seu local de moradia nessa cidade.

Já em caso de um homicídio intencional, a penalidade deveria ser a morte, afinal quem tira a vida de maneira deliberada deve ter sua vida retirada também. E quem deveria matar o homicida era algum parente da vítima, o vingador do sangue como o texto nos apresenta.

E o texto diz que existe sempre a necessidade de se estabelecer testemunhas, pois a culpa só deve ser determinada quando se prova o fato de maneira clara, por isso a necessidade de duas ou três testemunhas.

E o que podemos aprender ao lermos esse texto é que de fato DEUS se importa com a vida do seu povo, com as posses de cada um e com a reputação de cada cidadão.

E como você tem lidado com essa realidade? Você tem lutado pela preservação da vida do inocente? Você entende a necessidade da preservação da ordem? Você tem zelado pela reputação dos outros?

Que DEUS abençoe seu coração!

Edifique a vida dos seus amigos, conhecidos e familiares compartilhando nossas reflexões no Facebook e curta nossa página.