Trust

Nosso texto hoje, localizado no capítulo 17 do livro de Deuteronômio vai abordar uma questão muito importante e relevante para nossas vidas. A partir do versículo 14 o SENHOR DEUS começa a descrever o desejo do coração do povo de Israel assim que eles estivessem estabelecidos na terra prometida pelo SENHOR.

O povo desejaria ter um REI como as demais nações. E DEUS então deseja guiar o desejo do povo para um caminho correto. DEUS não se opõe ao desejo por um REI mas quer que o REI escolhido tenha certas características, que no final das contas, mostrarão onde está a confiança do REI.

Interessante notar que DEUS faz uma série de recomendações para o futuro governante: Ele não deve ajuntar muitos cavalos, ter muitas mulheres nem muito dinheiro. Deve também ter a lei de DEUS sempre próxima dele para orienta-lo e guia-lo.

E é fundamental destacar que todas essas orientações de DEUS para a liderança do povo são orientações que servem para indicar onde está a confiança deles!

Não ter muitos cavalos significa não ter muito poder militar, mostrando que o cuidado e proteção no fim das contas vem do SENHOR DEUS. Não ter muitas mulheres, mas estabelecer uma relação apenas com uma mulher é o ideal proposto por DEUS para o REI para que seu coração não se desvie de seguir à DEUS, e não ter uma grande fortuna para não confiar mais nas riquezas do que no SENHOR.

DEUS mostra para o REI onde a sua confiança deve estar depositada.

E a grande lição para nós é que devemos também examinar nosso coração e fazer a mesma pergunta: Onde está a minha confiança? Nos meus talentos? Nos meus bens e recursos? Na minha saúde?

Depositar sua confiança em DEUS é sinal de grande sabedoria e entendimento!

Que DEUS abençoe seu coração hoje.

Anúncios