Chegamos ao capítulo 9 do livro de Deuteronômio, onde DEUS através de Moisés está preparando seu povo para a entrada na terra que ELE havia prometido aos antepassados deles, começando com Abraão lá no livro de Gênesis.
O povo está sendo preparado e advertido contra diversas situações que eles encontrarão assim que começarem a viver na terra que está diante deles.
E o capítulo 9 vai nos apresentar a grande realidade de que em muitos momentos da vida o ser humano começa ter a percepção de que suas capacidades são a grande causa de tudo de bom que lhe acontece. Muitos então passam a confiar nos seus estudos, na sua saúde, nas suas grandes capacidades, no seu emprego, no seu dinheiro, e começam a enxergar todos esses fatores como frutos da sua própria capacidade.
É evidente que o esforço e um comportamento adequado são valorizados e recompensados, entretanto quando você começa a confiar naquilo que você tem e naquilo que você é e faz é ai que mora o perigo!
DEUS adverte claramente seu povo, que poderia cair nessa armadilha, que é necessário cuidado.
Auto confiança excessiva e justiça própria distorcem a nossa percepção de quem DEUS é. Quando isso acontece, você enxerga DEUS menor de quem ELE realmente é.
“Por causa da minha justiça” (Deuteronômio 9.4) é o pensamento que dominaria a mente do povo assim que eles entrassem na terra, e pensando honestamente, quem já não se sentiu assim?
É pela minha capacidade que tenho meu emprego!
É pela minha capacidade que tenho minha casa!
É pela minha capacidade que tenho e sou o que sou!
Cuidado! O SENHOR DEUS adverte, que para cair e tropeçar basta apenas em si mesmo confiar!
Deixe sua auto confiança e justiça de lado, entenda que DEUS é o verdadeiro provedor, que tudo o que você possui vem dele e evite essa grande armadilha, pois para cair e tropeçar basta apenas em si mesmo confiar!
Que DEUS abençoe seu coração hoje!
Edifique a vida dos seus amigos, conhecidos e familiares compartilhando nossas reflexões no Facebook e curta nossa página.