1400945948635

Você conhece pessoas obcecadas por limpeza? Que passam a maior parte do seu tempo limpando a casa, o carro, seus objetos? Mania de limpeza pode se tornar um problema…e nosso texto de hoje, Levítico capítulo 16, nos apresenta a realidade da sujeira, mas uma sujeira diferente e que a solução será uma limpeza especial.

Levítico 16 fala a respeito de um dia muito especial para o povo de Israel, o “Dia da Expiação”, onde o SENHOR DEUS apresenta de maneira clara e especial um sacrifício que deveria ser apresentado anualmente, pelo homem mais próximo de DEUS dentro do contexto do Antigo Testamento, isto é, o sumo sacerdote, no lugar mais santo que havia, o lugar santíssimo (ou santo dos santos) dentro do Tabernáculo.

Dessa maneira, o sumo sacerdote era convocado a, uma vez por ano, se preparar de modo especial e apresentar o sangue de um animal perante o SENHOR, dentro do Tabernáculo, em um compartimento chamado de “lugar santíssimo”.

Somente o sumo sacerdote poderia entrar nesse lugar, apenas uma vez no ano para realizar essa oferta.

De modo a nos ensinar de maneira clara e enfática que o pecado tem um efeito contaminador, e mesmo com todos os sacrifícios diários seria ainda necessário fazer um sacrifício anual para cobrir (limpar) todos os pecados cometidos durante aquele período que eventualmente não foram devidamente tratados.

Isso também aponta para a graça e misericórdia restauradoras de DEUS, pois mesmo com um povo falho ainda assim ELE providenciava o meio para restaurar plenamente a comunhão entre o homem caído e falho e ELE, o DEUS santo, providenciando assim a limpeza completa desse caminho!

E de modo confortador também descobrimos, como tem sido apresentado em Levítico, que o único caminho para se reconciliar com DEUS é através do sangue, ou seja, do pagamento pelo pecado, vida sendo derramada para limpar e restaurar!

Assim vemos que esse dia especial para a nação de Israel, o Dia da Expiação, também nos é muito especial, visto que esse dia apontava para o sacrifício perfeito e único realizado por JESUS CRISTO na cruz, de uma vez por todas, conforme aprendemos no Novo Testamento, em Hebreus no capítulo 9.

Portanto podemos aprender com Levítico 16 que o pecado tem um grande poder de contaminação, que exigia uma espécie de “limpeza anual“, e que por meio desse acerto de contas vemos a graça e misericórdia restauradoras de DEUS para o homem e por último entendemos que tudo isso apontava para a realidade do sacrifício perfeito de JESUS CRISTO.

Como você tem lidado com essas questões na sua vida? Tem encarado o pecado como algo que realmente contamina e destrói sua vida ou tem passado tempo alimentando certos hábitos e atitudes pecaminosas?

Tem se esquecido que mesmo nas piores situações a graça e misericórdia de DEUS estão a sua disposição para assim restaurar sua vida?

Tem procurado “limpar” sua vida à sua maneira, sem entretanto recorrer Àquele que já fez essa limpeza de maneira definitiva e perfeita por você?

Que DEUS o abençoe!

Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

 

Anúncios