índice

Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

O capítulo 15 conclui essa sessão dentro do livro de Levítico que começou no capítulo 11, onde são apresentados diversos casos que trazem impureza e contaminação e que portanto deveriam ser tratados de maneira especial. E vemos que o capítulo 15 trata de um assunto muito comum e presente no dia a dia das pessoas: A sexualidade e os fluídos corporais relacionados com ela.

Pode parecer estranho para nós pensarmos como tal assunto tem a ver com DEUS e com as coisas ligadas a ELE, entretanto é preciso considerar que Levítico é o livro que está  mostrando ao homem como se relacionar corretamente com DEUS, e esse capítulo mostra que, ao contrário do que se acreditava na antiguidade, o sexo não tem um papel sagrado e que portanto deveria ser usado nos cultos e nos momentos de adoração a DEUS. Havia uma crença geral de que o sexo era sagrado e portanto deveria ser usado para aperfeiçoar a relação entre o adorador e DEUS, sendo trazido inclusive para dentro do santuário.

DEUS está ensinando ao seu povo que ELE como DEUS da vida não pode ter contato com nada que não esteja em direção à vida. Os fluídos corporais e doenças caminham em direção a “não vida” e portanto devem ser mantidos longe de DEUS, e limitavam a atuação da pessoa com relação as coisas sagradas. É importante lembrar que o texto não apresenta esses elementos como “pecado” mas sim indicam que em certas situações o melhor é se afastar e resolver aquilo que embora não seja pecado seja impuro.

Sexo é uma grande bênção de DEUS quando usado da maneira adequada, e DEUS assim mostra para seu povo que não deve haver uma mistura entre aquilo que é comum e aquilo que é sagrado.

Certamente hoje os cristãos não estão mais debaixo das leis da antiga aliança, mas podemos aprender de modo geral que deve existir consideração e uma consciência de que tudo aquilo que nos é dado por DEUS deve ser usado da melhor maneira possível, com sabedoria e discernimento.

Nem tudo é pecado (como esse capítulo indica) mas existem situações que devem ser evitadas ou consideradas de maneira especial. Que você tenha entendimento para evitar situações que embora não sejam pecado não vão trazer nada de bom para sua vida.

Que DEUS o abençoe!

Anúncios