índice

Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

Prosseguindo em nosso estudo no livro de Levítico chegamos aos capítulos 8 e 9 onde veremos que o texto agora dá um enfoque para as pessoas que estão aptas para oferecerem os sacrifícios (apresentados nos capítulos anteriores).

De acordo com o texto, DEUS separou uma família dentre todas as de Israel para serem os sacerdotes. É importante você perceber que ser sacerdote não era uma escolha pessoal, e sim uma designação divina, era necessário ser descendente de Arão e seus filhos para ser um sacerdote.

Outro detalhe importante é entender o que significa ser um sacerdote. Sacerdote é um homem tomado dentre os homens para ser o mediador entre os homens e DEUS.

Nenhum homem nesse momento da história poderia acessar a DEUS diretamente, era necessário um mediador, que seria o sacerdote estabelecido por DEUS.

Segundo o texto vemos que a escolha e designação dos sacerdotes foi um processo bem cuidadoso. Eles precisaram se lavar e lavar suas roupas. Após isso o texto nos mostra que eles foram ungidos (unção significa separar algo para um fim específico, nesse caso os sacerdotes eram separados para o serviço ao SENHOR DEUS).

Além disso eles precisaram apresentar ofertas por eles antes de começarem a apresentar os sacrifícios do povo a DEUS.

E podemos aprender duas necessidades que temos a partir desse texto. A primeira delas é a necessidade de pureza para DEUS. Todo o sacerdote tinha a necessidade de estar limpo antes de se apresentar diante do SENHOR com sacrifícios.

A segunda lição é a necessidade de separação para DEUS. o sacerdote, como alguém ungido, estava separado e dedicado ao serviço divino, mostrando assim que ele tinha um relacionamento especial com DEUS e portanto necessitava de uma vida dedicada a ELE.

O Novo Testamento diz que todo o crente é um sacerdote, veja o que Pedro nos diz em sua primeira carta, capítulo 2 verso 9:

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz

Sendo assim você e eu como cristãos temos esse papel de sacerdote, o que nos garante acesso a presença de DEUS a qualquer momento, e que grande benção e privilégio saber que podemos acessar a presença de DEUS em oração a qualquer momento, através de nosso grande sacerdote, JESUS CRISTO, o justo que garante nosso acesso ao Pai.

E dessa maneira também fica claro que como sacerdotes precisamos manter nossas vidas limpas da impureza do pecado. Precisamos buscar pureza e separação do mal.

É um trabalho diário, manter-se limpo e puro para o SENHOR!

Que DEUS abençoe nosso coração no dia de hoje!

Anúncios