Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

Avançando em nosso estudo no livro de Levítico chegamos no capítulo 5 do verso 14 até o capítulo 6 verso 7 no trecho que trata a respeito da oferta pelos pecados sem intenção.

Sim, você leu corretamente, pecados sem intenção. Deus deixou instruções para seu povo remediar autuações onde nem mesmo o ofensor estava ciente de que havia cometido uma falta contra Deus.

É possível ser culpado sem saber!

E essa oferta nos ajuda a perceber que o conceito bíblico de pecado é muito maior do que apenas um sentimento.

De acordo com essa oferta, o pecado não era determinado por um sentimento, algo como “eu sinto que pequei”, pelo contrário, o texto nos ensina que o pecado é uma condição, um ato contra Deus, que deve ser tratado independente dos sentimentos e percepções do ofensor.

Mesmo sem saber que havia pecado, ou até com alguma dúvida se o que tinha feito era realmente errado, o texto ensina que TODO pecado deve ser tratado e que a base para determinar isso não é apenas a sua percepção, que pode lhe enganar.

O perdão e a restauração devem ser buscados. E deve ir além do que sentimos ou achamos que é pecado, pois quem determina isso é o SENHOR DEUS.

DEUS, o ofendido, é quem determina o que é errado, e não nossos sentimentos, que podem nos enganar.

Assim aprendemos que na vida daqueles que buscam um relacionamento e comunhão com Deus existe a necessidade diária de exame e confissão de pecados. Também existe a necessidade de buscar a cada momento entender o que ofende a Deus e ao próximo, para que os pecados não intencionais sejam deixados para trás.

Sábias palavras do salmista que pedia que Deus examinasse seu coração em busca do erro:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo 139.23-24)

Um olhar, uma palavra, um pensamento, uma atitude, o que tem manchado seu relacionamento com Deus? Já pediu para ELE o seu exame de coração hoje?

Que Deus abençoe nossa vida!

Anúncios