Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

107

Chegamos ao trecho no livro do Êxodo que vai do capítulo 25 ao 31. É um trecho mais extenso porém que revela algo muito importante da parte de Deus. Como sabemos Êxodo é o livro que tem como seu principal assunto a presença de Deus no meio do seu povo, e agora do capítulo 25 ao 31 essa presença se manifesta  maneira exigente. Deus apresenta para seu povo o local de culto e adoração, que seria uma espécie de tenda móvel, o Tabernáculo, que possui diversos elementos que apontam para o culto e para a santidade divina.

Ali seria o local onde os sacrifícios seriam apresentados e onde o povo poderia ter comunhão com Deus de maneira muito especial, onde o culto e a adoração tomariam a forma que DEUS assim esperava dentro desse relacionamento que está sendo construído entre ELE e o povo.

Seria ali que os pecados dos israelitas  seriam encobertos com o sangue dos animais que eram mortos diariamente em sacrifício.

Era um local especial, construído de maneira dedicada ao Senhor, com o maior cuidado, planejamento, materiais e mão de obra, tudo isso para honrar e prestar um culto excelente à Deus.

E de fato podemos aprender 3 grandes verdades sobre esse local e o culto que era prestado ali:

  1. Todo material para sua construção foi ofertado pelo povo, de maneira que até mesmo superou todas as necessidades. Um coração generoso e grato é necessário quando pensamos em adorar a Deus.
  2. Todas as instruções para o culto e a construção foram passadas por Deus, mostrando que o culto e a adoração aceitáveis precisam ter como base aquilo que Deus espera e indica.
  3. Toda a construção foi realizada por homens capacitados por Deus, mostrando que Deus não excluí o homem mas trabalha em parceria. O culto não seria prestado por anjos, mas sim por homens escolhidos e separados para isso.

E no fim precisamos refletir, como tem sido nosso culto e nosso relacionamento com Deus. Tem sido marcado pela indiferença, pela falta de generosidade e pelas nossas vontades apenas?

DEUS deseja se relacionar com você de maneira viva, prática e real, e não se engane, o culto e a adoração, sem reflexão e a devida gratidão não passam de um momento sem  razão.

Que Deus abençoe nosso coração.

Anúncios