Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

comprometimento

E hoje em nossa reflexão no livro do Êxodo, vamos falar dos capítulos 21 ao 23. É fundamental lembrarmos que Êxodo é o livro que tem como um dos seus temas principais a presença de DEUS no meio do seu povo, e essa presença se manifesta de diversas maneiras, e no trecho que estamos estudando veremos a presença exigente de DEUS!

DEUS está fazendo uma aliança, um contrato com o povo de Israel, pois eles foram libertos do Egito para serem o povo de DEUS, e portanto devem viver de tal maneira. E nos capítulos 21 a 23 veremos diversos aspectos dessa aliança que mostram a necessidade de comprometimento total e dessa maneira tratam do comportamento no dia-a-dia.  Capítulo 21 por exemplo traz uma palavra a respeito da escravidão, uma prática comum naqueles dias, mas que deveria ser feita de uma maneira diferente, também temos informações ali de como casos de homicídios ou ferimentos deveriam ser tratados. Também veremos informações de como resolver problemas relacionados à destruição da propriedade de alguém e também em caso de crimes contra a sociedade. E no capítulo 23 temos alguns aspectos relacionados ao convívio social, como por exemplo evitando declarações falsas, não favorecendo nem ao rico nem ao pobre, não se vingando dos seus inimigos e lembrando das datas especiais de adoração à DEUS.

E de fato, o que aprendemos é que DEUS deseja que seu povo, seus filhos tenham vidas práticas que sejam distintas das demais pessoas. Muitos acham que vida com DEUS se restringe somente à igreja ou somente com coisas “espirituais” mas a grande verdade é que a presença de DEUS em nossas vidas deve “invadir” todas as áreas, desde nossos relacionamentos até mesmo nossas atitudes como cidadãos.

Relacionamento real envolve comprometimento total!

Que DEUS nos abençoe!

Anúncios