Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais
Chegando ao capítulo 18 do livro do Êxodo vemos agora um grande reencontro! Moisés que havia deixado a terra de Midiã a muito tempo atrás depois de receber o chamado divino para libertar o povo no Egito agora reencontra seu sogro Jetro.
Jetro vai ao encontro de Moisés e do povo no deserto, juntamente com a família de Moisés, e são recebidos muito bem ali no acampamento.
O sogro foi passar alguns dias com o genro, e Moisés prontamente conta tudo o que o SENHOR DEUS tem feito tanto por ele quanto pelo povo que ele agora lidera. Jetro também tem a oportunidade de acompanhar de perto o dia-a-dia do grande líder que Moisés se tornou, e percebe logo grandes dificuldades. Moisés estava sobrecarregado julgando e decidindo todas as disputas entre e povo! Dessa maneira tanto ele quanto o povo estavam ficando estressados!
Jetro então aconselha Moisés a delegar certas atividades, e a se cercar de homens sábios que possam ajuda-los na tarefa de julgar o povo e ensinar os mandamentos de DEUS.
É melhor preparar cem homens para fazer o trabalho do que fazer sozinho o trabalho de cem homens!
Moisés ouve o conselho e percebe que realmente seria melhor realmente fazer dessa maneira.
Importante notar que no verso 21 temos as qualificações dos homens que auxiliariam Moisés (capazes, tementes a DEUS, dignos de confiança e inimigos do ganho desonesto) e elas indicam que primariamente a qualificação deve vir do caráter e não apenas de conhecimento, inteligência ou capacidade.
E o grande ensino para nós é a necessidade de ouvirmos bem! Moisés embora um grande homem escolhido por DEUS ainda sim deveria ouvir, e ouvir bem, tanto para perceber quanto das coisas não estavam bem quanto para aceitar os sábios conselhos de seu sogro.
Humildade para ouvir e habilidade para praticar, essa são as chaves para uma vida abençoada!
Que DEUS abençoe nosso coração!