Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

o-mana-no-deserto

Chegamos ao capítulo 16 no livro do Êxodo (se não leu nosso devocional no capítulo anterior, e quiser faze-lo, clique aqui). O povo de DEUS saiu do Egito, através dos atos poderosos do SENHOR DEUS, que os livrou do perverso Faraó. Eles agora estão definitivamente livres, deixaram o Egito e a opressão para trás. Uma nova vida começa, uma caminhada rumo à terra prometida por DEUS aos seus antepassados!

E nesse momento tão especial e marcante nada melhor do que…reclamar!

Sim, essa é a atitude do povo, veja no verso 3, onde eles reclamam da falta de comida, insinuando que teria sido melhor ter ficado no Egito ao invés de saírem de lá. Mas DEUS mesmo nesse cenário de incredulidade e ingratidão ainda demonstra Seu amor e bondade para com o povo, dando-lhes carne, através das codornizes, e também o maná, que era uma espécie de substância que aparecia no campo pela manhã e que deveria ser recolhida para consumo.

DEUS ainda deixa claro que essa provisão será diária e que portanto no sexto dia da semana ela deveria ser coletada em dobro, pois no sétimo dia não haveria essa provisão.

Mas muitos israelitas ainda estavam incrédulos a respeito do cuidado e da provisão divina, e na sua desconfiança, recolheram maná mais do que a quantidade diária para consumo. E esse maná “extra” foi armazenado mas estragou, porque eles não deveriam fazer estoques de provisões, pois o provedor era o SENHOR DEUS.

E que grande lição para o nosso coração! A falta de fé (incredulidade) pode nos levar muitas vezes a ignorar aquilo que DEUS tem feito por nós, e colocar nosso coração em situações que DEUS vai cuidar, mas que mesmo assim insistimos em manter em nossas mentes, nos preocupando, reclamando, murmurando, duvidando, amargurando nossos corações.

Confiar e depender de JESUS CRISTO é um ato de fé, porém uma atitude de constante reclamação e descontentamento revela um coração incrédulo.

Como você tem lidado com as questões do dia-a-dia?

Que DEUS abençoe nosso coração.

Anúncios