Curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook e acompanhe nossos devocionais

Pascoa Judaica - BRASIL ESCOLA

Capítulo 12 do livro do Êxodo nos apresenta um grande momento, tanto para o povo de DEUS que está escravizado no Egito quanto para a nação do Egito que enfrenta terríveis juízos da parte de DEUS por conta da teimosia e obstinação do seu líder máximo, o Faraó.

No capítulo 12 DEUS executará seu juízo final, matando todos os primogênitos na terra do EGITO, mostrando ao Faraó que seu poder não se compara ao do SENHOR DEUS e que da mesma maneira que ele está oprimindo o primogênito DELE, DEUS matará seu primogênito.

E em meio a tudo isso DEUS ordena aos israelitas que se preparem para sair do EGITO mas antes disso um sacrifício será feito por cada família e o sangue desse animal será usado para evitar o juízo divino que cairá sobre o EGITO.

Cada família deve preparar um cordeiro, come-lo de maneira especial e usar seu sangue sobre as vigas da porta de maneira a evitar a morte.

E a grande lição para nós é a percepção que podemos ter de como DEUS trabalha de maneira progressiva na Sua palavra. Aprendemos lá nos primeiros capítulos do livro de Gênesis que foi necessária a morte de um animal (derramamento de sangue) para cobrir adequadamente Adão e Eva após o pecado deles. Vemos então lá em Gênesis a morte do animal como sacrifício para cobrir o pecado de um casal. Agora aqui em Êxodo capítulo 12, nesse episódio que é a Páscoa judaica, vemos a instrução divina para que a morte do animal e seu sangue derramado seja usado para livrar da morte uma família (cada família dos israelitas ali no Egito deveria matar um cordeiro). Mais para frente veremos o sangue de um animal sendo usado para cobrir os pecados de uma nação (lá no livro de Levítico) e por último, aprenderemos lá no Evangelho de João (João 1:29) que DEUS providenciou o derramamento de sangue do “seu cordeiro” para tirar os pecados não apenas de um casal, de uma família ou mesmo de uma nação, mas sim para tirar os pecados do mundo!

Sem derramamento de sangue não há salvação, esse foi o método estabelecido e desenvolvido por DEUS e revelado por ELE! E graças a ELE temos o sangue derramado que foi perfeito, que nos limpa e purifica de todo pecado.

A grande bênção é entender e valorizar como DEUS ao longo dos séculos veio preparando e apresentando seu plano de salvação para todo aquele que Nele crê!

Que DEUS abençoe o nosso coração hoje e lembremos sempre de agradecer tão grande salvação!

Anúncios