Se gostou curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook

Nilo

Continuando o projeto “Dia a Dia na Palavra 2017” (para saber mais leia aqui) vamos ler e meditar no livro do Êxodo capítulo 2

O capítulo 2 do livro do Êxodo continua apresentando a história da família de Jacó e José na terra do Egito, onde estão sendo oprimidos e afligidos pelo faraó, que nada conhece a respeito de José e que teme essa grande família que tem crescido e se multiplicado de maneira espantosa.

No final do capítulo 2 faraó ordena que todos os meninos nascidos dos hebreus devem ser jogados no rio Nilo. A ordem está em vigor e o terror toma conta das mulheres grávidas, afinal, nascendo um menino ele automaticamente estaria em grande perigo de ser descoberto e atirado no rio Nilo. Quanta maldade e crueldade da parte do faraó com os mais fracos e indefesos.

E em meio a essa situação o capítulo 2 descreve uma família esperando um bebê, e ao nascer esse menino sua mãe de maneira surpreendente resolve obedecer ao faraó mas de maneira muito diferente. Ela coloca seu filho dentro de um cesto as margens do rio Nilo. E sua filha mais velha se coloca a observar o que vai acontecer com seu pequeno irmão.

E no meio de toda essa situação algo inacreditável acontece. A princesa, filha do faraó, sai para tomar banho no rio justamente próxima ao local onde o pequeno bebê estava dentro do cestinho. Coincidência? E a princesa ao descobrir o bebê ali, se compadece dele e adota-o para si, desconsiderando a ordem de seu pai para matar todos os meninos hebreus. E a irmã do bebê ainda aproveita e sugere para a princesa que seria mais adequado que uma mulher dos hebreus cuidasse da criança para ela, o que é aceito pela princesa. A menina então corre a chamar sua mãe, que vai até a princesa e além de receber seu filho de volta são e salvo ainda receberá dinheiro para cuidar dele. Coincidência?

Toda essa história nos mostra que mesmo nas lutas e dificuldades DEUS está no controle de cada situação. Esse bebê que se chama Moisés será um homem grandemente usado por DEUS mais para a frente na história da libertação.

DEUS cuida e zela pelos seus filhos. Nada foge do seu controle. Tudo aquilo que acontece está debaixo do controle divino, nada foge ou escapa. E DEUS assim preservou a vida de Moisés de maneira especial, usando o próprio faraó (sua filha e seu dinheiro) para isso.

Lembre-se disso, a presença de DEUS na vida de seus filhos é uma presença cuidadora, DEUS cuida de você, não se esqueça.

Que DEUS nos abençoe!

Anúncios