Se gostou curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook

Deixado para trás

Continuando o projeto “Dia a Dia na Palavra 2017” (para saber mais leia aqui) vamos ler e meditar em Gênesis capítulo 50

Chegamos ao final do livro de Gênesis, no capítulo 50, que nos descreve de maneira vívida e impressionante o desfecho da história de Jacó e de José, bem de como de toda essa família tão especial aos olhos de DEUS.

Jacó morre ali na terra do Egito, depois de reencontrar seu filho José, que a muito tempo havia “morrido” mas que na verdade fora preservado por DEUS para uma tarefa muito especial. E o texto termina apresentando também a morte de José, que havia se estabelecido no Egito juntamente com seus irmãos.

E o que podemos aprender ao observarmos tanto esse capítulo quanto todo o livro de Gênesis é que a confiança em DEUS é a base para desfrutarmos um relacionamento verdadeiro com ELE. DEUS inicia sua revelação ao homem, especialmente a Abraão, e todo o desenvolvimento daquilo que DEUS promete deve ser aceito através da fé e da obediência.

Note que no final do capítulo, no momento da sua morte, José ordena a seus irmãos que quando DEUS intervir a favor deles, ou seja, dando lhes a terra que fora prometida a Abraão, Isaque e Jacó, que ele mesmo morto deseja participar da benção de desfrutar dessa terra, e que portanto seus ossos devem ser levados do Egito para lá.

José está dizendo: “Não me deixem aqui, pois quero participar da grande promessa de DEUS com relação à terra prometida, não quero ficar para trás!”.

Uma grande demonstração de fé e comprometimento com DEUS, mesmo após a morte nesse mundo.

E nós, como estamos trabalhando nossa fé e obediência ao SENHOR DEUS? Somente por meio de palavras vazias mas sem uma demonstração prática e concreta?

A grande lição que Gênesis nos apresenta é essa, que DEUS espera fé e obediência do seu povo em todas as circunstâncias.

Que DEUS nos abençoe!

 

Anúncios