Se gostou curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook

Desqualificado

Continuando o projeto “Dia a Dia na Palavra 2017” (para saber mais leia aqui) vamos ler e meditar em Gênesis capítulo 49.

Nesse momento, Jacó está no final da sua vida, e portanto quer abençoar seus filhos e dizer-lhes o que acontecerá daqui para frente. E nesse momento tão solene e importante da sua vida, ele convoca seus filhos para receberem a benção do pai e saberem o que DEUS tinha reservado para o futuro.

O filho mais velho era o primeiro a ser abençoado, e a benção de Jacó está fundamentada na promessa que ele recebeu de DEUS, que fora primeiramente dada a seu avó Abraão e depois a seu pai Isaque. Porém o filho mais velho, Rúben, estava desqualificado por haver pecado contra seu pai (para saber mais leia Gênesis 35.22). Os dois próximos filhos (Simeão e Levi) também apresentam dificuldades por conta de atitudes anteriores (para saber mais leia Gênesis 34).

E a benção do pai com respeito a liderança entre seus filhos e seus descendentes foi passada para Judá. E a benção da porção dobrada foi passada para José, como DEUS havia dito já anteriormente em seus sonhos.

Com isso aprendemos que a atitude de um homem pode afetar os demais (a benção perdida por Rúben, Simeão e Levi) e também vemos como atitudes impensadas podem causar problemas no futuro. DEUS perdoa, DEUS nos ajuda, mas muitas vezes as consequências e dificuldades ficarão para nós como um lembrete do impulso incontrolado.

Rúben, Simeão e Levi agiram por impulso e enfrentaram dificuldades no futuro por conta disso. Seja paciente e tenha sempre uma atitude dirigida por DEUS para ser sábio e agir no tempo correto da maneira correta.

Que DEUS nos abençoe!

Anúncios