Se gostou curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook

joseph_reunited_with_his_brothers

Continuando o projeto “Dia a Dia na Palavra 2017” (para saber mais leia aqui) vamos ler e meditar em Gênesis capítulo 45.

E nossa reflexão de hoje no capítulo 45 começa de uma maneira emociante, pois no início do capítulo vemos que as emoções estão a flor da pele, e José não consegue mais aguentar e finalmente revela-se a seus irmãos.

E o reencontro é marcado por muita emoção, conforme o verso 2 nos indica.

José finalmente reencontra sua família após muito tempo, e mal vê a hora de reencontrar seu pai, e sua idéia que toda a família venha morar no Egito com ele, afinal ali José é uma pessoa com poder e prestígio, capaz de cuidar bem de todos.

E quando Jacó recebe a notícia de que José ainda está vivo o homem quase morre (veja no verso 26), é muita emoção para um pai que pensava que seu amado filho havia partido a muito tempo atrás.

E José ainda aconselha seus irmãos a não brigarem no caminho de volta, pois certamente ele imaginava o tipo de conversa que tomaria conta da viagem! A idéia era “deixem o passado no passado”.

E a grande lição para nós nesse capítulo é a necessidade de percebermos de maneira clara e completa que DEUS é realmente soberano sobre todas as coisas. A apreciação de José pela soberania divina produziu nele graça, perdão e aceitação. Ele não ficou amargurado por todas as circunstâncias da vida que enfrentou. José não usou os problemas do passado para mostrar ressentimento e amargura no presente.

Diante de situações difíceis nós, como filhos de DEUS, temos duas opções: Reclamar e ficar amargurado ou enxergar as situações como o trabalho de DEUS em nossas vidas para nos abençoar. Mesmo que não consigamos compreender de imediato, é crer, confiar e depender Dele.

José não sabia exatamente como as coisas aconteceriam em sua vida, mas ele com certeza sabia que DEUS estava com ele.

Precisamos exercitar nossa confiança em DEUS, e histórias como a de José servem justamente para isso, para aprendermos com exemplos deixados por DEUS para nosso aprendizado e crescimento.

Que DEUS nos abençoe!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios