Se gostou curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook

jacob-esau-reconcile

Continuando o projeto “Dia a Dia na Palavra 2017” (para saber mais leia aqui) vamos ler e meditar em Gênesis capítulo 32

Jacó está retornando para casa, com seus bens e sua família! Mas o caminho para chegar ao lugar prometido por DEUS passa pelo vale da humilhação, e Jacó deverá enfrenta-lo.

O local para onde ele estava indo, Betel, estava fisicamente longe de onde encontrava-se seu irmão Esaú, porém um dia suas terras eventualmente fariam fronteira com as terras do irmão.

Porém espiritualmente o caminho de Jacó passaria pelo irmão. Para encontrar-se com DEUS é necessário “reconciliar-se” primeiro com seu irmão. Jacó estava ameaçado de morte pelo irmão quando deixou a casa dos pais a muitos anos atrás e esse temor.

No caminho de volta Jacó envia mensageiros para falarem com seu irmão, porém não há nenhuma palavra de Esaú, somente sua rápida aproximação com 400 homens!

O que pensar? Esaú quer vingança? Por que 400 homens?

Jacó como todo homem teme, tem receio, mas veja sua reação!

Ele planeja (versos 7 e 8) depois ora ( versos 9 a 12) depois planeja novamente.

Planejamento e estratégia são aliados quando a confiança está posta em DEUS.

Felizmente o encontro com seu irmão é o momento da reconciliação, onde há abraço, lágrimas e perdão, estava tudo resolvido.

É necessário reconciliar-se enquanto há tempo, é necessário planejar e organizar a vida enquanto dependemos de DEUS como nossa fonte de confiança. É necessário agir!

Muitos vivem no mundo dos “planos”, mas não fazem nada para que esses planos aconteçam. Outros vivem no mundo da “ação” onde fazem muitas coisas, mas nada do que fazem é guiado e orientado por DEUS.

Jacó se defrontou com a incerteza e o medo, então ele planejou, agiu, e orou.

Se a situação permite, planeje, tome as melhores ações, ore e confie em DEUS, pois mesmo que o temor está no coração, o reencontro será cheio de emoção!

Que DEUS nos abençoe!

 

Anúncios