Acompanhe nosso devocional diário, curta, divulgue e acompanhe nossa página no Facebook

pieter_bruegel_the_elder_-_the_tower_of_babel_rotterdam_-_google_art_project

Continuando o projeto “Dia a Dia na Palavra 2017” (para saber mais leia aqui) vamos ler e meditar em Gênesis capítulo 11.

A humanidade está estabelecida conforme o capítulo 11 de Gênesis nos mostra, após o grande e terrível julgamento do dilúvio. E o texto apresenta o homem se estabelecendo e planejando construir uma torre que “alcance o céu”. Vamos permanecer juntos e construir algo grandioso! Queimaremos tijolos e usaremos piche para construir uma grande cidade e uma torre. A fragilidade dos materiais usados (tijolos ao invés de pedras e piche ao invés de argamassa) só não é mais frágil do que os próprios construtores.

E o SENHOR DEUS percebendo a iniciativa e a intenção do coração humano que é inclinado para o mal, como um pai bondoso e não um rival faz o diagnóstico: Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer.

DEUS novamente interfere e causa a divisão através da mudança da língua. O idioma que era único agora passa a ser diversificado, impedindo o plano humano de se congregar.

Unidade e paz não são os objetivos finais, DEUS prefere a divisão e a obediência do que a união e a suposta paz para a desobediência.

O velho ditado “a união faz a força” à luz da nossa história hoje poderia ser entendido como “a união faz a desobediência”.

Ande com DEUS, seja obediente ao SENHOR e não troque a obediência e um relacionamento verdadeiro com ELE pela união e paz à custa da obediência.

Que DEUS nos abençoe!

Imagem por Pieter Brueghel o Velho (1526/1530–1569) – hQEuBFxb3ZEcLw at Google Cultural Institute maximum zoom level, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22135881

Anúncios